As Artes Visuais englobam uma variedade de formas de expressão artística, como cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanato, fotografia, vídeo, produção cinematográfica e arquitetura.
Essas formas de arte têm o poder de chamar a atenção e evocar emoções por meio da expressão de habilidade e imaginação. Elas abrangem desde as formas mais antigas, como desenhos para pintura, até as artes que surgiram com o avanço da tecnologia, como gravura, fotografia e instalação. Embora a percepção da beleza seja subjetiva, diferentes períodos da história da arte tiveram seus próprios princípios para defini-la, desde a opulência ornamentada do barroco até o estilo simples e utilitário da Prairie School.
Muitas disciplinas artísticas, como artes cênicas, arte conceitual e artes têxteis, envolvem aspectos das artes visuais, assim como outras formas de arte. Também estão incluídas no campo das artes visuais as artes aplicadas, como design industrial, design gráfico, design de moda, design de interiores e arte decorativa.
O termo artes visuais
O uso atual do termo "artes visuais" engloba as belas artes, bem como as artes decorativas aplicadas e o artesanato, mas isso nem sempre foi o caso. Antes do movimento Arts and Crafts no final do século XIX, o termo "artista" frequentemente se referia a alguém que trabalhava nas artes plásticas, como pintura, escultura ou gravura, e não no artesanato ou nas mídias aplicadas.
A distinção foi enfatizada pelo Movimento de Artes e Ofícios, que valorizava as formas de arte vernacular tanto quanto as formas elevadas. As escolas de arte estabeleciam uma diferenciação entre artes plásticas e artesanato, argumentando que um artesão não poderia ser considerado um praticante das artes.
A ênfase na pintura e, em menor medida, na escultura como formas de arte superiores em relação às outras tem sido uma característica da arte ocidental e também da arte do Leste Asiático. Em ambas as regiões, a pintura tem sido considerada a forma mais elevada de expressão artística, distante do trabalho manual. Na pintura chinesa, por exemplo, os estilos mais valorizados eram os da "pintura erudita", pelo menos na teoria praticada por amadores cavalheiros. A hierarquia dos gêneros na arte ocidental refletia atitudes semelhantes.
Diferença entre artes visuais e plásticas
As artes plásticas ou belas-artes são formas expressivas que utilizam técnicas de produção para manipular materiais e criar formas e imagens que revelam uma concepção estética e poética em um determinado momento histórico. Os artistas plásticos trabalham com papel, tinta, gesso, argila, madeira, metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas obras.
Por outro lado, as artes visuais abrangem todas as formas de representação visual de cor e forma, incluindo o teatro, o cinema, desenhos para desenhar e outras técnicas menos tangíveis.
Carreiras em artes visuais
Existem várias carreiras possíveis para um artista visual, como:
- Avaliação de obras de arte para vendas ou leilões.
- Curadoria de exposições temporárias ou acervos permanentes.
- Escultura, criando formas tridimensionais com diversos materiais.
- Ensino de artes em escolas.
- Organização de eventos e exposições de arte.
- Gravura, criando desenhos em relevo para impressão.
- Multimídia, criando vinhetas, ilustrações ou animações para TV, websites ou exposições interativas.
- Pintura e desenho em diversos suportes.
- Restauração de obras e objetos de arte antigos ou danificados.
O curso de Artes Visuais
No curso de graduação em Artes Visuais, os estudantes aprendem a desenvolver percepção, reflexão, produção e crítica. Muitas instituições exigem uma prova de aptidão ou habilidades específicas para a admissão. O curso tem duração média de 4 anos e inclui disciplinas práticas como desenho, pintura e criação de imagens digitais, entre outras. Geralmente, é necessário apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, em algumas instituições, realizar um estágio supervisionado.
Comentários
Postar um comentário